José Rodrigues
José Manuel Freitas Rodrigues nasceu no dia 31 de março de 1953, na cidade do Lobito, Angola. Filho de pai Alentejano, do concelho de Serpa, e mãe, do concelho de Oliveira do Bairro.
Como autor, começou tarde, pois foi só a partir do ano 2000, ainda a trabalhar como técnico de manutenção, que nos seus tempos livres começou a escrever e iniciou o que é e será uma trilogia ficcionada, onde tenta passar alegórica metáfora, fazendo com que ao comparar a simbologia da fábula e onde se vão incluindo paradoxos, tal como no “mito da caverna”, a alegoria de Platão, e que por comparação, é feito o apelo à imaginação de cada um. Assim, acontecendo que nos primeiros volumes, onde tem início o enredo que envolve ficção científica, e esta, se entreligando com fantásticas aventuras, e onde neste volume, o último, seja assim como que o culminar de inesperados acontecimentos.
Na elaboração do desenho da capa, um dos que, entre outros, feitos para os eventuais títulos de posteriores volumes, subtilmente foi considerada implícita introdução de mensagens inerentes aos temas, mas e também com o claro objetivo de, visualmente, distrair.