Osias Ribeiro Neves

Osias Ribeiro Neves é natural de Belo Horizonte. Escritor desde os 17 anos, recebeu alguns prêmios literários, entre eles, dois primeiros lugares e um terceiro na “Revista Literária da UFMG”. Em nível nacional, conquistou o segundo lugar no concurso Augusto dos Anjos, promovido pela Editora José Olympio, e o terceiro lugar no Concurso Nacional de Literatura e Artes Plásticas, promovido pela Caixa Econômica do Estado de Goiás, com o livro de poesias “Livre Exercício de Inquietação”, não editado.

Em 1997, foi um dos finalistas do Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Rádio França Internacional de Paris para os países de língua portuguesa.

É autor do livro de textos sobre os 30 anos de pintura de Carlos Bracher, “Leigo Exercício de Leitura da Obra de Carlos Bracher”; de “A Travessia de Maria”, história de uma judia polonesa que passou pelo holocausto; e do livro de contos “O exilado da rua Outono”. Escreveu e lançou, juntamente com os poetas, Danilo dos Santos Pereira e Geraldo Felix, o livro “Celebração – Memória poética de três meninos”, e, em junho de 2019, lançou o livro “Memória e Patrimônio, um retrato histórico de Ponte Nova”. Ainda em 2019, lançou, em parceria com Marisa Verdolin, o livro “Chicó”, uma biografia autorizada, do cachorrinho Chicó. Além de trabalhos autorais, escreveu e publicou diversas biografias e histórias institucionais editadas pelo Escritório de Histórias, criado por ele. Em 2021 participou com dois textos do livro “Diálogos da Pandemia” organizado pelo jornalista Helvécio Carlos e editado pela Astrolábio Edições.

Osias é compositor de Música Popular Brasileira, participou de diversos festivais de música nas década de 1970 e 80, conquistando dois primeiros lugares e um segundo. Fundou com outros compositores, o Grupo Anonimato que atuou na capital mineira. Tem 14 músicas gravadas, cinco delas no disco Arraial, interpretado pela cantora Titane e nos CDs do músico-compositor Oscar Neves.

 
 
Anterior
Anterior

Fontes de Carvalho

Próximo
Próximo

Hélverton Baiano