Maria Cabral de Mendonça
Maria Cabral de Mendonça nasceu em 1952. Primeira de seis irmãos, cedo manifesta a vontade de extravasar a inquietude do olhar e do sentir, questionando-se através da palavra escrita e do grafismo.
Licenciada em Arquitetura pela ESBAP, inicia novos estudos em Antropologia no ISCSP. Desenvolve posteriormente trabalhos como curadora de exposições nos E.U.A. enquanto, paralelamente se dedica à Educação, assumindo cargos de chefia na orientação técnica e pedagógica das Residências para Estudantes do M.E. e em Agrupamento escolar.
É co-autora de uma coleção infanto-juvenil sobre a defesa do Património (edições Europa-América), e de uma obra no mesmo âmbito, levada à cena para público escolar Art’Imagem/Quercus sob patrocínio da F.C.Gulbenkian).
Em 2018 publicou um livro/ensaio – Os Dados de Deus – (Guerra e Paz) levando o leitor a mergulhar ao fundo de si próprioe a descobriri o “outro”.
Surge agora o seu primeiro romance com a leveza das vivências do lugar onde nasceu, prestando tributo a personagens reais com a perfeita noção de que a estrutura temporal do mundo ultrapassa uma sucessão linear de instantes.