Isabel Pereira Rosa
Isabel Pereira Rosa nasceu na Tojeira, uma aldeia situada nas faldas da Serra de Montejunto.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e especializou-se em Ciências de Educação, na Área de Educação Especial, na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa.
Trabalhou em importação/exportação, traduziu livros e foi professora de Língua Portuguesa, de Inglês e de Ensino Especial em várias escolas do país. Publicou 9 livros de ficção e alguns poemas e contos em revistas e antologias. “Um sinuoso modo de correr” é o seu décimo livro.
Na rede social Facebook, publica regularmente excertos das suas obras e poemas, na página Isabel Pereira Rosa – Poesia e Prosa. No Brasil, colabora regularmente com o website “Pa_lavra” ( www.palavrar.com.br ), com poemas e contos.
Em 1987, recebeu o 1.º prémio do Concurso Literário Biblioteca da Nazaré, com o conto “Norte”; em 2009, recebeu uma menção honrosa, com o conto “Idade não é Velhice”, nos VII Jogos Florais de Avis; em 2019, recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho poético “Ode à Póvoa”, no Festival Literário Correntes d´ Escritas.