Graça de Sousa
Graça de Sousa, luso-angolana, nasceu em Sá da Bandeira - actual Lubango - e repartiu a vida entre Angola e Portugal. O avesso é o quinto livro de sua autoria.
Em 2003 lançou seu primeiro livro, Bandeira a meia haste, assinado sob o pseudónimo Suzana Benje, que teve como lugar Angola do antes e do após independência até 1992. Segundo a autora, foi o desabafo necessário para poder tentar outros voos no âmbito da ficção. A valsinha (2008) é um livro de contos permeado de musicalidade em que o palco é o Algarve, nomeadamente Portimão.
O livro Pegadas na areia (2020) é um romance que evoca pessoas e acontecimentos reais e que permite acompanhar diferentes períodos da história de Angola, desde o colonial ao após a independência, abarcando a fase da guerra civil e o período actual, depois do calar das armas.
Nina, a cadelinha muito amada (2023) é um livro infantil, inspirado em história verdadeira.
O avesso é um romance inteiramente ficcionado que se inicia em Sá da Bandeira, desenvolvendo-se a trama em Portugal, cruzando uma série de temas atemporais com outros muito actuais.
Os cinco livros da autora foram precedidos por crónicas e contos publicados na imprensa angolana e na regional portuguesa.